Manter as contas em dia, ter uma reserva para imprevistos e realizar investimentos é o sonho de muitos gestores, não é mesmo? E isso pode se tornar realidade em lojas de materiais de construção com a aplicação de dicas de gestão financeira.
O uso de certos conhecimentos associados a algumas ferramentas é bastante relevante nesse contexto. Mas pode ficar tranquilo. Ao contrário do que se possa pensar, é possível colocar as finanças em ordem sem grandes complicações.
Para tanto, confira estas dicas de gestão financeira para lojas de materiais de construção!
1. Faça um planejamento financeiro
Planejar é o primeiro passo para ter finanças saudáveis. O planejamento é como um “roteiro de viagem”, que o levará do atual momento para o futuro próspero. A tarefa envolve:
- entender onde a loja está: compreender receitas e despesas;
- saber para onde ela quer ir: estabelecer objetivos e metas, com cronograma;
- acompanhar e, se necessário, mudar a rota: monitorar os resultados e fazer ajustes.
Comece listando todas as fontes de renda e os gastos da empresa. Em seguida, identifique em quais contas é possível fazer economias, estabelecendo também um orçamento-limite para cada categoria. Não se esqueça de reservar uma parte para emergências e investimentos.
Revise regularmente o plano, para ajustá-lo, se for preciso, aumentando as suas chances de eficácia a longo prazo. Dessa forma, com um “mapa” em mãos, ficará mais fácil chegar ao “destino financeiro” desejado.
2. Entenda o fluxo de caixa
Agora, vamos abordar um tema muito relevante em finanças empresariais: o fluxo de caixa. Na prática, ele é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da organização.
O documento pode ser feito em planilhas ou sistemas. E, ainda que não seja recomendado, até mesmo o bom e velho caderninho serve.
Para isso, registre todas as receitas e despesas — incluindo pagamentos de clientes, compras de produtos, gastos operacionais e quitação de empréstimos.
Esse relatório permitirá que você tenha uma visão clara da saúde financeira do negócio, ajudando na tomada de decisão.
Lembre-se de manter o fluxo de caixa atualizado regularmente. O acompanhamento dessas movimentações colabora para identificar padrões e áreas de melhoria.
Assim, você poderá estudar os números, se preparar para desafios e aproveitar oportunidades de crescimento.
3. Calcule adequadamente o preço de venda
A terceira dica para a gestão financeira da sua loja de materiais de construção é fazer uma precificação adequada. Afinal, o valor fixado nas etiquetas deve ser suficiente para cobrir os custos e, ainda, gerar lucro ao negócio.
Por isso, levante os gastos envolvidos na comercialização, como compras, mão de obra, impostos, despesas operacionais e lucratividade desejada. Além disso, leve em conta o valor percebido pelo cliente e a concorrência no mercado.
Existem diferentes métodos de precificação, como a aplicação de markup sobre o custo total calculado. O importante é encontrar uma estratégia que mantenha o preço competitivo e seja capaz de manter saudáveis as finanças do negócio.
4. Fique de olho na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE é uma ferramenta contábil usada para acompanhar o desempenho financeiro. Ela mostra receitas, despesas e lucros ao longo de um período específico.
A demonstração é obrigatória no Brasil para todas as empresas, exceto Microempreendedores Individuais (MEI), e deve ser feita anualmente.
Além de ser um documento elaborado pelo profissional de contabilidade, ela serve para identificar áreas de lucro e oportunidades de redução de custos.
Portanto, preste atenção à lucratividade e ao crescimento das receitas apresentados nesse demonstrativo.
5. Monitore e controle o estoque
Um dos pontos de atenção em lojas é o estoque. O acompanhamento da mercadoria estocada é fundamental para as finanças de uma empresa.
Portanto, comece estabelecendo procedimentos claros de controle, como registros de entrada e saída dos produtos.
Sistemas de gerenciamento são bastante úteis para automatizar processos e manter dados atualizados e precisos.
Estabeleça níveis de estoque mínimos e máximos para evitar excessos ou escassez. Isso o ajudará a se desviar de compras além das capacidades financeiras da loja e perder oportunidades de negócios.
A realização de inventários regulares é outra atividade importante no armazenamento. Eles contribuirão para você perceber eventuais discrepâncias e fazer correções quando for necessário.
Em resumo, um controle eficaz do estoque faz com que as mercadorias certas estejam disponíveis no momento adequado, reduzindo os custos e maximizando o lucro.
6. Estude opções de acesso ao crédito
Se mesmo diante de todos esses registros e análises você perceber a necessidade de crédito, faça um estudo sobre as alternativas disponíveis no mercado. Ao considerar a opção, pondere o impacto nos fluxos de caixa futuros e a capacidade de pagamento.
Então, inicie a missão pesquisando instituições financeiras e tipos de empréstimos, como linhas de crédito ou financiamentos. Analise cuidadosamente as taxas de juros, os prazos de quitação e as condições oferecidas.
Depois, prepare uma documentação completa. Isso geralmente inclui o plano de negócios e demonstrativos que mostrem ao credor que a loja conseguirá pagar o valor tomado. Quando bem elaborados, os documentos aumentam as chances de aprovação.
7. Analise a gestão financeira
As finanças de uma empresa precisam ser gerenciadas de modo cíclico — ou seja, a tarefa está sempre em recomeço.
Por isso, depois de planejar e executar, é preciso analisar os resultados. As informações obtidas serão usadas como insumo para a elaboração de novos planos.
Para realizar análises, identifique indicadores-chave (KPI) que colaborem para entender a saúde financeira do negócio.
Ou seja, eleja dados que revelam a condição e o desempenho da sua empresa. São exemplos: margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI) e liquidez.
Em relação às projeções, utilize os KPIs como base, identificando tendências passadas e atuais. Aplique essas informações em modelos para estimar futuros resultados financeiros e tomar decisões estratégicas.
Como vimos, existem certas ações que contribuem para a gestão financeira de lojas de materiais de construção.
Planejamento, análises e projeções são algumas medidas que certamente o ajudarão a alcançar o resultado desejado.
Agora, que tal você se aprofundar nesse assunto? Confira as principais dicas para acertar na precificação de produtos e serviços!
Comentários
0