Se há algo que está em constante crescimento no setor da construção civil é a demanda por materiais de construção sustentáveis.
Afinal, a era da construção tradicional, baseada em recursos não renováveis e processos poluentes, está gradualmente sendo substituída por uma abordagem sustentável.
As pessoas valorizam cada vez mais iniciativas que geram eficiência energética, redução de resíduos e preservação dos recursos naturais.
Nesse contexto, os materiais de construção sustentáveis ganham protagonismo em projetos de todos os tipos. Afinal, eles oferecem uma série de benefícios, tanto para os clientes quanto para o meio ambiente.
Saiba mais a respeito!
Por que apostar em materiais de construção sustentáveis?
Em primeiro lugar, atender à demanda por materiais de construção sustentáveis pode ajudar a diferenciar a sua loja da concorrência.
Com esse diferencial no portfólio, é possível atrair clientes que valorizam a responsabilidade ambiental e estão dispostos a investir em soluções desse tipo.
Além disso, ao oferecer esses materiais, a sua empresa ajuda a promover práticas conscientes dentro do setor da construção civil.
Portanto, ao tornar os materiais de construção sustentáveis mais acessíveis, você não só atende às demandas do mercado atual, mas também contribui para um futuro ecologicamente equilibrado.
Quais são os materiais de construção sustentáveis essenciais em uma loja?
Do concreto aos revestimentos, há uma ampla gama de produtos disponíveis no mercado que combinam desempenho ecológico com qualidade e durabilidade. Conheça os principais a seguir.
1. Bioconcreto
O bioconcreto é uma inovação na indústria da construção civil que combina cimento com bactérias especiais.
Elas são capazes de produzir calcário, o que ajuda na regeneração do concreto e na redução de rachaduras.
O uso de bioconcreto aumenta a durabilidade das estruturas, além de diminuir a necessidade de reparos e substituições frequentes. Dessa maneira, reduz o desperdício de materiais e recursos.
Sua aplicação é especialmente benéfica em ambientes corrosivos, como regiões litorâneas, onde a exposição à água salgada pode acelerar a deterioração do concreto convencional.
2. Tijolo ecológico
Os tijolos ecológicos são fabricados a partir de materiais como argila, resíduos de construção e, até mesmo, plásticos reciclados.
Além disso, sua produção consome menos energia e recursos naturais, se comparada à dos tijolos convencionais.
Os tijolos ecológicos podem ser utilizados em paredes de alvenaria, tanto em construções residenciais quanto comerciais.
3. Argamassa de argila
Trata-se de uma alternativa sustentável às argamassas convencionais. Sua composição é, basicamente, a argila, em uma mistura com água e areia.
A produção tem um baixo impacto ambiental. Isso porque não requer a queima de combustíveis fósseis, como ocorre na fabricação de cimento.
A argamassa de argila pode ser utilizada para assentar tijolos, blocos e cerâmicas, bem como para revestir pisos e paredes.
Sua capacidade de regular a umidade e a temperatura de ambientes internos contribui para o conforto térmico das construções.
4. Madeiras certificadas
As madeiras certificadas vêm de florestas manejadas de forma sustentável, garantindo que a sua extração não cause danos irreparáveis ao meio ambiente.
São utilizadas na construção de estruturas como vigas, pilares e telhados. No entanto, a madeira certificada também pode ser usada como revestimentos de pisos e paredes, além de móveis.
5. Telhas ecológicas
As telhas ecológicas ou solares são feitas de materiais sustentáveis. Elas incorporam células fotovoltaicas para captar energia solar e convertê-la em eletricidade.
Ou seja, além de fornecerem um telhado durável e resistente, elas também ajudam a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.
São materiais de construção sustentáveis que podem ser usados tanto em telhados comerciais quanto residenciais. Afinal, substituem as telhas convencionais com excelência.
6. Vidros inteligentes
Os vidros inteligentes ou de controle solar são projetados para reduzir a intensidade da luz do sol em edifícios. Desse modo, ajudam na eficiência energética.
Basicamente, eles são revestidos com camadas especiais que permitem controlar a quantidade de iluminação e calor que entra nos ambientes.
Assim, esses materiais de construção sustentáveis contribuem para manter a temperatura interna mais estável, reduzindo a necessidade de uso de sistemas de ar condicionado.
Podem ser utilizados em fachadas, janelas e portas que necessitem de vidros.
7. Tintas ecológicas
As tintas ecológicas são formuladas com ingredientes de origem natural, livres de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros produtos químicos nocivos.
Elas têm menos impacto ambiental durante a fabricação, aplicação e uso. Além disso, contribuem para a qualidade do ar interno dos edifícios, proporcionando ambientes mais saudáveis.
8. Revestimentos cerâmicos
Por fim, temos os revestimentos cerâmicos, que são fabricados a partir de materiais naturais, como argila e minerais.
Eles são submetidos a processos de produção que consomem menos energia e água, em comparação com matérias-primas naturais, como o mármore.
Principalmente quando falamos de marcas como a Pointer, é possível afirmar que são adotadas medidas para tornar esses materiais de construção ainda mais sustentáveis.
Afinal, a fábrica foi pensada para operar com maior eficiência energética. Ela usa placas solares para gerar energia, aproveita o calor dos fornos, recicla resíduos e evita desperdícios.
Além disso, a durabilidade e resistência ao desgaste garantem uma vida útil mais longa aos produtos, reduzindo a necessidade de substituições frequentes.
Esses são materiais de construção sustentáveis muito utilizados em pisos e paredes de banheiros, cozinhas, áreas externas e outros espaços que requerem revestimentos práticos e bonitos.
Sua variedade de cores, estampas e texturas oferece inúmeras opções de design para os clientes preocupados com a sustentabilidade.
Quer descobrir, na prática, como são os revestimentos cerâmicos sustentáveis? Acesse o site da Pointer e conheça os produtos da marca!
Comentários
2
Post muio interessante! O consumidor está cada vez mais interessado em saber de onde vem tudo que ele consome. Excelente!
Que bom que você gostou. Ficamos felizes com o seu comentário! 🧡