
Se você é dono de uma loja de materiais de construção, provavelmente já se deparou com diversas siglas nas embalagens dos produtos. E nem sempre sabe o que todas significam. Por isso, preparamos este glossário dos revestimentos cerâmicos.
Afinal, os códigos fazem referência a informações importantes sobre acabamento, borda, indicação de uso e variação de tonalidade. E elas são essenciais tanto para vender para o cliente final quanto para treinar os seus colaboradores.
Para entender melhor esses termos, confira abaixo o glossário dos revestimentos cerâmicos, com siglas usadas nos produtos da Pointer!
Acabamento é básico no glossário dos revestimentos cerâmicos
O acabamento define a textura e o brilho do revestimento cerâmico, impactando tanto na estética quanto na segurança do piso ou da parede.
Essa é uma sigla sobre a qual as pessoas costumam ter mais conhecimento, então é comum que os clientes já cheguem buscando por um acabamento específico.
Ainda assim, é muito importante saber esses termos do glossário dos revestimentos cerâmicos, sobretudo na hora de realizar treinamentos de vendas com as equipes.
BR (Brilhante)
Os revestimentos com acabamento brilhante contam com uma superfície espelhada e reflexiva. Isso proporciona um toque sofisticado ao ambiente onde eles são assentados.
Como são mais escorregadios quando em contato com produtos químicos ou água, o ideal é que sejam aplicados em áreas secas e cobertas. Isso inclui quartos, salas e corredores, por exemplo.
Além disso, revestimentos com superfície brilhante podem ser usados livremente em paredes de todos os ambientes.
POL (Polido)
O polimento realça a luminosidade da peça, tornando-a ainda mais brilhante, mas de um jeito natural. Esse tipo de técnica geralmente é aplicada em porcelanatos.
Na Pointer, o acabamento POL é encontrado nos Supercerâmicos, uma categoria intermediária que combina a beleza e a qualidade do porcelanato com o custo-benefício da cerâmica.
De maneira geral, produtos polidos são ideais para espaços internos, mas exige maior cuidado com manutenção e limpeza, pois podem riscar com mais facilidade.
Seu visual é semelhante ao acabamento brilhante. Portanto, fique de olho no glossário dos revestimentos cerâmicos para não errar na hora da indicação.
Mate (Acetinado ou Fosco)
Com uma superfície menos reflexiva, o acabamento mate é uma excelente opção para quem busca um visual elegante e discreto.
Geralmente, ele é encontrado em produtos que reproduzem outros materiais, como madeira, pedra e concreto.
Sem brilho e com maior coeficiente de atrito, esse é o tipo de revestimento ideal para o piso de todos os ambientes cobertos, incluindo varandas e áreas molhadas, como banheiros e lavanderias.
Assim como os produtos com acabamento brilhante e polido, ele pode ser usado em paredes de todos os espaços.
EXT (Externo)
Desenvolvido para áreas externas, esse produto tem textura que evita o escorregamento. Assim, aumenta a segurança em ambientes abertos como varandas e áreas de lazer, incluindo piscinas e calçadas.
No entanto, fique de olho nesse detalhe do glossário dos revestimentos cerâmicos: as opções com acabamento EXT não são indicadas para paredes.
Isso acontece justamente por causa do seu coeficiente de atrito maior, que confere uma textura áspera e, portanto, um pouco mais difícil de limpar.
Borda tem influência no resultado final do assentamento

A sopa de letrinhas só aumenta no glossário dos revestimentos cerâmicos quando o assunto são as bordas.
Elas influenciam diretamente nos outros materiais de construção que o cliente vai precisar comprar, pois têm impacto no assentamento. Além disso, interferem no efeito visual final do piso ou da parede.
RET (Retificado)
Os revestimentos retificados contam com cortes mais retos e precisos. Isso porque eles são feitos após a queima.
Com bordas no mesmo tamanho, é possível usar juntas menores. O resultado é um acabamento uniforme e sofisticado.
Bold
Já os revestimentos com bordas bold são levemente arredondados. Como há pequenas diferenças entre as peças, a correção precisa ser feita na hora do assentamento, usando juntas maiores.
Indicação de uso facilita na hora da venda
A indicação de uso especifica para quais ambientes o revestimento é adequado. Portanto, é uma ótima referência do glossário dos revestimentos cerâmicos na hora de vender o produto certo.
De maneira geral, as siglas levam em consideração a resistência da peça e as condições do local. Na dúvida sobre o que indicar para o cliente, essa é uma forma de acertar.
RI (Revestimento Interno)
Ideal para ambientes internos onde não há exposição excessiva à umidade, como salas e quartos.
RE (Revestimento Externo)
Projetado para resistir às condições climáticas externas, sendo recomendado para fachadas e áreas abertas em geral.
CP (Piso Comercial)
Indicado para espaços comerciais com tráfego moderado de pessoas.
CL (Piso Comercial Leve)
Recomendado para áreas comerciais de menor circulação, como escritórios e pequenas lojas.
Variação de tonalidade e cor dão ideia do resultado final
Por fim, os revestimentos cerâmicos também podem apresentar diferenças na tonalidade de uma peça para outra, por conta do processo de queima.
Em alguns casos, como em produtos que reproduzem materiais naturais, essas variações tendem a ser interessantes, pois tornam a aparência ainda mais próxima da matéria-prima encontrada na natureza.
Essas diferenças são classificadas da seguinte forma.
V1 (Uniforme)
Mínima variação de tonalidade entre as peças, garantindo um visual homogêneo.
V2 (Leve Variação)
Pequenas diferenças de tonalidade, conferindo um efeito natural ao revestimento.
V3 (Variação Moderada)
Diferentes tons na mesma peça, proporcionando um aspecto dinâmico ao ambiente.
V4 (Variação Intensa)
Alto nível de diferença entre as peças, criando um efeito visual único e marcante. É ideal para produtos que reproduzem materiais naturais.
Agora que você já conhece as principais siglas dos revestimentos cerâmicos, visite o site da Pointer e confira informações detalhadas sobre cada produto para oferecer a melhor experiência aos seus clientes!
Comentários
0