Entender como definir o tom de voz da marca é um passo importante para profissionalizar a comunicação da sua loja de materiais de construção.
Isso dará mais consistência às mensagens compartilhadas e poderá proporcionar uma experiência positiva para os seus clientes.
Quer saber como executar essa atividade essencial para o seu negócio de modo prático? Então, continue a leitura deste artigo!
O que é tom de voz da marca?
Basicamente, o tom de voz da marca é a maneira como uma empresa se expressa em sua comunicação, transmitindo personalidade, valores e objetivos nas interações realizadas.
Assim, ele serve para assegurar a coerência das mensagens e cria uma base para construir relacionamentos sólidos com o público.
Quais são os principais tipos?
A comunicação pode assumir diferentes tons, dependendo das pessoas a serem alcançadas, dos objetivos traçados e da essência que ela deseja transmitir. Veja alguns exemplos:
- formal;
- informal;
- profissional;
- divertido;
- inspirador;
- empático;
- autoritário;
- didático;
- acolhedor;
- ousado;
- técnico.
O mais importante ao fazer a sua escolha é garantir que o tom seja coerente com a identidade da marca e ressoe com o público-alvo. Isso fortalece a mensagem e cria uma experiência memorável.
Qual é a diferença entre personalidade e tom de voz da marca?
Embora muitas vezes os conceitos sejam confundidos entre si, eles têm particularidades. Em linha gerais, a personalidade é a essência da marca, enquanto o tom de voz é como essa essência se manifesta na linguagem.
Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode ter um perfil inovador, jovial e moderno. Contudo, em comunicações que exigem seriedade (como uma mensagem de erro), ela deve adotar um tom de voz mais sério.
O que determina o tom de voz?
Ele é definido por diversos fatores:
- público-alvo: entender quem é a buyer persona da marca é essencial para moldar a comunicação. Por exemplo: uma loja que quer atrair outras empresas como clientes (público B2B) pode adotar uma linguagem profissional e sóbria. Já negócios voltados para jovens podem explorar gírias e uma abordagem descontraída;
- missão e valores: orientam como a marca deseja ser percebida. Uma loja que prioriza inovação pode empregar um tom de voz ousado em suas comunicações;
- personalidade: exerce um papel importante, como vimos anteriormente. Pense em como a empresa seria descrita como uma pessoa: animada, acolhedora ou séria? Essa característica ajuda a determinar como serão as interações;
- canais usados: afetam o modo como a comunicação será feita. A linguagem adotada em sites, redes sociais e e-mails pode ser adaptada para melhor atender o público em cada um desses ambientes;
- concorrentes: observá-los o ajudará a identificar oportunidades para se diferenciar no mercado. No entanto, lembre-se: é fundamental ter um tom de voz condizente com o seu negócio, evitando imitações;
- feedback das pessoas: é um bom parâmetro para entender o que funciona e o que precisa de ajustes. Assim, observe como elas reagem às interações e implemente melhorias, quando necessário.

Qual é a importância do tom de voz da marca?
Defini-lo adequadamente é essencial para garantir consistência e autenticidade na comunicação da marca, como já conferimos. Além disso, a sua importância está na:
- criação de conexão emocional com o público: ajuda a construir confiança e identificação;
- coerência e reconhecimento em todos os canais: reforça a identidade da loja onde quer que ela esteja;
- diferenciação em um mercado competitivo: destaca a empresa em relação aos concorrentes.
Um tom de voz bem estabelecido reforça a presença do negócio e facilita a construção de relações duradouras com os clientes, influenciando positivamente a percepção de valor e o processo de fidelização.
Como definir o tom de voz da marca para a sua loja de materiais de construção?
Agora, vamos à parte prática deste guia: como construir um tom voz que realmente funcione para a sua loja de materiais de construção? Veja um passo a passo completo!
Conheça profundamente o seu público-alvo
Entender com quem você está falando é primordial para construir um tom de voz eficiente. Pesquise e analise quem compõe o seu target, considerando as suas características, necessidades, dores, preferências e expectativas.
Utilize ferramentas como pesquisas, entrevistas e personas para mapear esses atributos. Quando você conhece os desafios e os desejos do seu público, fica mais fácil desenvolver uma linguagem adequada a ele.
Identifique os valores e a missão da sua marca
Os valores e a missão são o coração da comunicação de qualquer negócio. Reflita sobre o que a sua empresa representa, o impacto que ela deseja causar e como quer ser percebida no mercado. Isso o ajudará a definir o tom de voz de forma autêntica.
Analise concorrentes e referências
Identifique padrões comuns no setor e, mais importante, veja o que pode diferenciar a sua abordagem. Faça uma análise da concorrência para criar uma identidade única e destacar os seus diferenciais.
Defina pilares de linguagem: formalidade, emoção e estilo
Decida o nível de formalidade que a sua comunicação terá — técnica e profissional ou descontraída e acessível, por exemplo.
Determine ainda a emoção que deseja transmitir (como entusiasmo, confiança ou acolhimento) e o melhor estilo, que pode variar entre criativo ou didático, entre outros.
Basicamente, defina com clareza as características que embasarão as comunicações da marca daqui em diante.
Documente e teste o tom de voz em diferentes canais
Depois dessas definições, é hora de documentá-lo em um guia claro. Esse material deve orientar como aplicar o tom de voz da marca em diferentes canais, como sites, redes sociais e e-mails. Então, teste o modelo e ajuste-o conforme os resultados e o feedback do público.
O que lembrar sobre o tom de voz da marca?
Para finalizar, vamos recapitular os principais pontos a respeito do tema:
- tom de voz é a maneira como a marca se expressa em suas mensagens;
- enquanto a personalidade reflete a essência, o tom diz respeito ao modo como ela se comunica;
- conhecimento do público, identificação de valores, análise de concorrentes, pilares de comunicação e documentação fazem parte da definição do tom de voz da marca.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, continue a sua jornada de descoberta seguindo os nossos perfis nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube!
Comentários
0